30 de outubro de 2009

A da música e da poesia - parte 2

No último post falei sobre minha percepção sobre o vínculo (no caso, o não-vínculo) entre música e poesia. Levando em consideração os comentários e as discussões que surgiram, achei interessante fazer um novo post para argumentar melhor minha percepção – destaco isso porque não tenho como comprovar minhas referências sobre o assunto e nem é minha intenção trazer tanto rigor ao blog. Tudo o que está aqui tem como base as minhas aulas, minhas leituras e a própria música, seja como ouvinte, seja como compositora.

Coincidentemente, ontem tive uma aula sobre Simbolismo com a professora Simone Rufinoni, especialista em Cruz e Sousa talvez a única lá na USP. Em determinado momento da aula, ao falar sobre os recursos utilizados pelos simbolistas – sinestésicos, principalmente -, ela mencionou como exemplo uma estrofe do poema “Violões que Choram..., do Cruz:

Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,

Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

Simone definiu a aliteração do V nessa estrofe como utilização da música no poema, já que a intenção dos simbolistas era evocar os sentidos, utilizar recursos do próprio homem para atingir a “transcendência vazia”, que seria, simplificando bem, uma transcendência não baseada no misticismo, nos dogmas religiosos etc.

Porém, em dado momento da aula, ela utilizou outra palavra que me
deu um estalo: musicalidade. A aliteração nessa estrofe sugere, segundo a interpretação mais comum do poema, o som de um violão. Foi quando eu entendi musicalidade e música como conceitos diferentes.

Explico. A música deve ter três elementos básicos: harmonia, melodia e ritmo. A musicalidade seria a utilização de recursos literários que lembrem um desses elementos como apoio para um poema ou outro texto escrito. A lírica usa isso com frequência, e talvez seja por isso que tantos de vocês acharam absurda a minha distinção tão grande entre música e poesia: estamos pensando em conceitos diferentes. Eu vejo a musicalidade como um recurso que a poesia utiliza, mas que não é, nem nunca será, a própria música, pois transpor harmonia e melodia à escrita é impossível – ao contrário do ritmo.

Portanto, no poema de Cruz e Sousa, temos um exemplo do que falei no último post: emulação de sonoridade, que não é harmonia e nem melodia, mas a utilização de um recurso estritamente escrito para criar sonoridade que se destaca foneticamente. Mas não consigo ouvir um violão nessa estrofe. É um nível de abstração muito difícil de ser comprovado objetivamente, por isso muito pessoal.

Sei que existem teóricos que comparam a música com a poesia, mas não os considero referência inquestionável. O próprio professor Luiz Tatit, mencionado em um dos comentários e com quem também tenho aula, analisa semioticamente letras de música ou melodias de canções, mas nunca a música como arte poética. Talvez porque a Semiótica Narrativa não dê conta desse tipo de análise, ou porque esse tipo de análise não tem total rigor comprovado, enfim, é algo passível de maior pesquisa.

Até agora falei da relação entre poesia e música. E da música com a poesia? Aqui entra o que falei no último post. O processo de composição de uma música é totalmente diferente da composição da poesia. Isso porque uma letra de música é feita já pensando na melodia, no cantar. A poesia nunca envolve canto. Pode envolver oralidade, como aquela que encontramos em Grande Sertão: Veredas (praticamente uma prosa poética), mas não envolve canto. Portanto apesar dos elementos em comum que já mencionei antes – ritmo, rima e acento – a música se mantém distante da poesia pelo processo de composição e aplicação do ritmo que determina, necessariamente, a melodia e a harmonia, o que não ocorre na poesia, onde o ritmo está separado desses dois elementos.

Resumindo, diria que, de um lado, temos dois pólos separados: poesia e musicalidade X música. A poesia é a base, a musicalidade pode ser o apoio. Não é a música em si, apenas a utilização de uma emulação de elemento musical na escrita. E, do outro lado, temos que a música não contém poesia por abarcar elementos distintos dos que existem na poética, com apenas alguns recursos em comum: rima, ritmo, acento e, em alguns casos, oralidade, porém utilizando a melodia e a harmonia como a “cola” que une esses recursos.

Por tudo isso, reitero minha afirmação: música é música, poesia é poesia. Pensar em
um pano de fundo que seja comum entre as duas, como a musicalidade e a oralidade, parece-me ser o caminho mais viável. Mas esse pano de fundo não faz com que uma coisa possa ser facilmente transposta para a outra: poesia e música continuam sendo duas artes totalmente diferentes.

5 comentários:

Pedro Guilherme disse...

Queria comentar mais , mas percebi que pessoas tem dificuldade de mudar opinião.Vou comentar uma coisa dita pela autora:

"...temos que a música não contém poesia por abarcar elementos distintos dos que existem na poética, com apenas alguns recursos em comum..."

Bom , com esse comentário vemos que é uma afirmação sem lógica alguma.Um pouco da teoria dos conjuntos, ou um exemplo simples pode mostrar que essa afirmação cai por terra:

A música contém poesia justamente por abarcar os elementos da poesia em diversas de suas letras.Assim como o continente Americano contém o Brasil , por abarcar elementos do Brasil, entre outros elementos que não são do Brasil.
Entende?

A poesia nasceu, históricamente, grudada à musica.No início de tudo não existia poesia e música separadamente.Depois, com o advento da escrita ,etc, esses veículos conseguiram se separar em formas, mas nao totalmente.

A origem é mais histórica do que simples conceitos engessados de oralidade, musicalidade e música.
Para acabar com a discussão (espero), levanto a questão:E quando não existia escrita?Existia poesia?Claro que sim.É obvio que existia.Poema não , mas poesia com certeza sim.Talvez estejam confundindo poesia com poema.Realmente não sei porque nao desiste dessa idéia.O poema em sí é um objeto literário com existência material concreta, a poesia tem um carácter imaterial e transcendente.A
A POESIA INDEPENDE DA ESCRITA.

Um grande abraço,

Pedro Guilherme

Pedro Guilherme disse...

Esqueci de comentar , mas o caráter imaterial e transcendente da poesia não é frase minha e sim da Adma Fadul Muhana.
Tem um livro dela que trata de pintura e poesia, do mesmo modo que tratamos musica e poesia.
O livro chama "Poesia e pintura ou pintura e poesia".Muito interessante para abrir a cabeça, com relação a esse assunto do que é poesia, musica, dança, pintura.

Grato pela atenção,

Pedro Guilherme

Anônimo disse...

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