5 de outubro de 2009

A da soja com bacon

Era uma sexta-feira pós-expediente. Tinha desistido da faculdade e estava morrendo de fome. Resolvi passar no Big X Picanha do Shopping Butantã e comprar um hambúrguer vegetariano. Isso mesmo que você leu. O restaurante é Big X Picanha, mas eles têm um hambúrguer de soja e vegetais que, na minha humilde opinião, é o melhor em custo-benefício.


- Oi, eu queria um Vegetariano, por favor.
- Vegetariano? Ok. Nós temos alguns complementos que você pode adicionar. Vc pode colocar bacon!!!
- Não, não, obrigada. Sou vegetariana.
- Aaah, vc é vegetariana mesmo? De verdade? Nossa, mas você não come nenhum tipo de carne???
- Não.
- Nem frango???
- Não, nem peixe - disse eu, já adiantando a resposta da próxima pergunta.
- Nossa, mas há quanto tempo???
- 5 anos.
- Nossa, 5 anos??? Que coisa!! Mas você emagreceu quando parou de comer carne??? - Não... [E o que foi essa pergunta? Por acaso estou magra demais?]
- Nossa, 5 anos... mas, assim, por que? O que te levou a parar???
- Não gosto de carne – imaginando que a explicação completa traria muito mais problema.
- Sério?? Nossa, eu não conseguiria... mas te admiro, viu!!! Nossa, mas não consigo entender, como assim vc parou? Por queee???
- É filosofia – respondi, pensando que não havia mais jeito de tentar encurtar aquela conversa.
- Mas como assim???
- Não concordo com a exploração de animais para nosso benefício.
- Aaah, então vc é igual os indianos???
- Não, eles comem frango. Eu não como nenhum tipo de carne.
- Ah, entendiii... Ai, eu também não gosto de ver bicho sofrer não, viu? Se eu ver matar eu não como.
- ...
- Nossa, que coisa, viu!! Muito legal!! Olha, tá aqui sua notinha. Só aguardar.

Fui meio transtornada para a mesa, com a senha na mão, pensando o que raios tinha sido aquele diálogo. Eu já tinha ouvido muita coisa nos últimos 5 anos. Já até me perguntaram se eu não sentia mais sono porque não como carne. “É, eu tenho uma impressão de que vegetarianos sentem mais sono...”, disse a pessoa. Mas nunca ninguém tinha me oferecido bacon com um hambúrguer vegetariano. Já tinham me perguntado qual era o ponto da “carne”, mas nunca se eu queria um pedaço de porco em cima do hambúrguer de soja.

Eu nunca, também, tinha me sentido tão ET por ser vegetariana. Eles (a mulher do caixa e o cara do lado) me olharam como se eu fosse uma hippie maluca, igual àquela mulher do filme About a Boy. Eu estava passada.

Porém, quando minha senha foi anunciada no painel, o desfecho da conversa foi ainda mais bizarro. Fui pegar minha bandeja rápido, para não dar chances a outros comentários, mas foi inútil:

- Moça, você tem Orkut?

E agora? Quem não tem Orkut nessa vida? Tive que pensar rápido. E a raiva pela conversa anterior parece que tinha me dado esse poder.

- Tenho sim. Me procura lá: Fernanda Rodrigues.
- Fernanda Rodrigues?
- Isso mesmo.
- Tá bom, vou te adicionar!!

Saí com a bandeja na mão dando gargalhadas por dentro. Existem pelo menos umas 3 mil Fernandas Rodrigues no Orkut, e nenhuma delas sou eu, porque meu nome não está assim lá.

E me senti vingada. Não, eu não iria contar minha história de vida vegetariana para a gorda do caixa via scrapbook e não iria deixá-la ver minhas fotos como se eu fosse uma amiga íntima, quando na verdade era apenas alguém que ela via com cara de brócolis. Eu queria fazer um longo discurso sobre o vegetarianismo, dizer que não é maluquice, capricho, muito menos a solução para perder peso. Ao invés disso, contei uma mentirinha. E nunca tinha comido um hambúrguer tão saboroso quanto aquele.

8 comentários:

Anônimo disse...

Adoro essas histórias de vegetariano em Fast Food! Sempre me divirto!!
Já ofereceram nuggets no Mc pra uma amiga veggie, bauru na cantina pra uma outra... Mas bacon com hamburger de soja é inédito! Sensacional!!!
(mto bom seu blog, fê)

Artur Palma disse...

Eu adoro quando eles nos perguntam o ponto do hambúrguer, eu gosto quando ele está mal passado, mas aí lembro que a sojinha não sofreu o suficiente e peço para que seja ao ponto.

Fernando Mucioli disse...

A parte que eu mais gosto de qualquer diálogo com vegetarianos que eu ouço por aí é: "E peixe?".

Coitado dos peixinhos. Puta discriminação.

Rafael Magalhães disse...

Conheci uma vegana (hoje, ex vegana) no caixa do McDonalds da Praia Grande, em 2001, somos amigos até hoje.

Na época a Mari pediu um Big Mac sem carne, daí veio o assunto de sempre.

Ah, ela conversou comigo por causa da camisa do Seven Elevenz.

Sou famoso, como carne e ainda a fiz desistir dessa vida triste.

Hahahahahahahaha!

Unknown disse...

Na verdade faz mais de 5 anos, não?!
Mas pq vc começou com isso???
HAHAHAHAHAHAAHHA
Adoro vc, apesar de vc nao gostar de carne... hahaha
Imagina se eu fosse vegetariana... acho que morria... hauahauhauha
E bem feito... quem mandou pedir hamburguer vegetariano????
BJO

Anônimo disse...

ai que chata! e não por ser vegetariana, mas pelo comentário maldoso a respeito da moça do caixa

Anônimo disse...

Ai, filha, como vc é chatinha. Você deve sofrer da típica "aborrecência tardia" que se estendeu após os 20. Alô-ô? Deixa de querer se achar "a esquisita", ou "a ET" só porque não come carne, até porque esse teu discursozinho "vegan" pra moça do caixa já virou coisa tão corriqueira... Admiro a moça, ela deve ter um espírito esportivo e tanto pra ter aguentado seu blábláblá por tanto tempo, hahaha! Vegetarianos, veganos e afins são como mato nos dias de hoje, ô racinha xarope e que não para de se expandir! E tão chatinhos e tediosos que chegam a dar sono.

Marcella disse...

nossa... a pessoa já se alimenta de bicho morto putrefato e ainda por cima nutre um rancor horrível por quem se abstém disso e é muito mais feliz.
ainda bem que a racinha xarope não pára de se expandir, viu... ainda existe esperança par aa raça humana.
filhão aí de cima... vai lá comer seu cadáver e gaste suas energias (se é q tem alguma, tendo q digerir) com coisas úteis!!