14 de julho de 2009

A do workshop

Sempre odiei autoajuda. Paulo Coelho, Quem Mexeu no Meu Queijo e derivados sempre me causaram aquela cara de limão irreparável. Por isso quando soube que ontem participaria de um workshop sobre inovação, já pensei num tiozinho gritando "Yes we can!" lá na frente, repeti a referida cara e, como não havia remédio, fui em direção ao evento, tentando ficar feliz por ter pelo menos um assunto pro blog.

Me surpreendi. O negócio foi bom! O professor era um cara da FIA, uma fundação da FEA-USP (o que contribuiu para que eu fizesse aquela cara), mas trouxe exemplos super interessantes de inovação. Claro que o cara não falou nada que já não soubéssemos. Mas, no fim, propôs uma atividade interessante chamada "brainwriting". Colocou uma questão sobre a nossa empresa, pediu 3 soluções e recolheu nossas folhas. Depois, embaralhou tudo e entregou novamente, para que completássemos ou escrevêssemos novas ideias baseadas nas ideias das outras pessoas. Repetiu isso uma vez e depois separou as pessoas em grupos, para que elegêssemos uma ideia e explicássemos porque ela era boa, porque nunca colocamos em prática antes, etc.

O resultado final foi muito bom, porque as pessoas não se sentiram intimidadas e falaram tudo o que pensam (alguns até demais), propondo soluções bastante inteligentes. E eu, que cheguei na empresa há pouco mais de um mês, já tive uma ideia durante o workshop e saí confiante de que posso trabalhá-la para que ela dê certo - leia-se: seja premiada.

Enfim, foi um ótimo exemplo de que vale a pena investir em coisas como essa numa empresa. Apesar do meu preconceito, tenho que admitir que se o negócio for bem conduzido pode dar bons resultados. Só não me venham com papinho de O Alquimista - persiga seus sonhos; a solução sempre está ao seu lado, basta ver; blablabla.

Depois eu fiquei pensando quanto o cara vai ganhar pelos 3 dias que ficará aqui dando esse workshop. 10 mil? 15 mil? Eu tenho que começar a investir nessas coisas, minha gente! Vou fazer um mestrado qualquer e depois dar workshops sobre redação empresarial, acordo ortográfico e cia. Que academia que nada, bom mesmo é o dinheiro no bolso.

[Ráááááá!]

4 comentários:

Maddyrain disse...

Ah, minha querida! Vou te mandar uns convites para os meus próximos workshops! O tema principal é o incentivo do culto ao corpo! Uma loucura!

Beijos,
Maddyrain

Artur Palma disse...

Todas as vezes que vejo esses comentários da Maddyrain eu fico extremamente perturbado..

Rafael Magalhães disse...

O Neto (sim, ele) ganha R$ 6 mil por 3 horas de palestras. Pense nisso.

Anônimo disse...

Nossa, certeza!!! Se fizer na USP o Mestrado, vamos trocar umas figurinhas... a gente tinha pesquisado uma vez quanto custava na C@tho né?? É bem caro e o cara fatura horrores!!! Quanto à auto-ajuda, infelizmente é a "muleta" que muita gente precisa para continuar vivendo... assim como a minha é ouvir música.. vc tbm deve ter a sua... e ... premiada?? Mais do que vc já foi na C@tho?? Vish... recolham os prêmios antes que a Fê pegue tudo (por merecimento, claro)!!!! Hahahahaha.. Adorei seu blog, Fê!!! Saudades!!! bjaoo